Blog

Veja nossas postagens

RS AUMENTA NÚMERO DE EMPREGOS FORMAIS EM 2021

O Estado do Rio Grande do Sul gerou mais de 118 mil vagas de emprego

O Rio Grande do Sul começa a retomar as contratações formais, que foram prejudicadas pela pandemia em 2020. Nos primeiros 8 meses de 2021 foram geradas mais de 118 mil vagas de emprego. As indústrias de máquinas e equipamentos e o coureiro-calçadista lideram o ranking na criação de postos de trabalho, com mais de 38% das vagas, seguido pelo setor de serviços (37,6%), comércio (16,8%), construção (4,7%) e agropecuária (2,1%).

Os pesquisadores Raul Bastos e Guilherme Xavier destacam a importância da retomada depois do abalo causado no mercado de trabalho pela pandemia, apenas entre março e junho de 2020 foram fechadas 123 mil vagas no Estado, sendo 80 mil delas só em abril.

Também se destaca o perfil das vagas, em função da reforma trabalhista e dos impactos da pandemia no aumento do desemprego e dos serviços informais, era esperado que a maioria dos trabalhadores empregados fossem originários do trabalho temporário, aprendiz ou intermitente. Mas essas categorias somaram apenas 5,5% das vagas formais em 12 meses.

Entretanto, a preocupação é de as vagas terem sido preenchidas, em maior número, por pessoas entre 17 e 24 anos de idade, eles representam 125,1 mil trabalhadores num total de 188,1 mil postos. A atenção é pelo fato dessa faixa etária, geralmente, ser encaminhada a vagas iniciais e com remunerações mais baixas. Para os trabalhadores de 50 anos ou mais, houve uma redução na criação de novas funções, com o fechamento de 13,8 mil vagas em 12 meses.

Fonte: Jornal do Comércio

A RH Mattos é uma empresa com experiência no mercado e vocação para compreender a cultura das organizações e solucionar demandas de Recursos Humanos com precisão e assertividade. É especialista na contratação de cargos para alta administração.