Sucessão empresarial é desafio na hora da contratação

Candidatos precisam ser avaliados, testados e o alinhamento de perfil é a etapa mais importante

Seja em pequenas, médias ou grandes empresas e de variados segmentos, a referência de um líder está diretamente ligada com as diretrizes e objetivos de uma empresa e, no caso de empresas familiares, o planejamento sucessório pode determinar o futuro de uma corporação. Para Guilherme Lopes, gerente executivo da RH Mattos, empresa com 24 anos de história no setor de Recursos Humanos, o plano de sucessão é um projeto de longo prazo e necessita de análise individual.

“Uma sucessão bem-feita é um processo bem planejado. O principal momento do processo é a avaliação de candidatos para as posições estratégicas e a busca por um parceiro competente e qualificado para apoiar o processo de forma natural. Trata-se de uma composição extremamente delicada para avaliação técnica, comportamental e cultural. Os objetivos do futuro da empresa devem ser considerados nessa busca pelo executivo, evitando uma mudança cultural abrupta”, explica Guilherme.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos negócios brasileiros são familiares e essas empresas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho do País. Além disso, 44% das empresas desse tipo não têm um plano de sucessão e 72,4% não apresentam uma sucessão definida para cargos como diretoria, presidência e gerência. O especialista comenta que um olhar externo, sem a questão familiar, política ou míope do negócio, é fundamental para uma transição mais qualificada.

“No processo seletivo a questão cultural é um dos pontos mais importantes. Imagine uma empresa com objetivos mais tradicionais e um novo executivo radicalmente inovador. Os candidatos precisam ser avaliados, testados e, considerando todas as variáveis do negócio, o alinhamento de perfil é a etapa mais importante. É neste momento que entendemos o que a empresa tem de objetivos, qual a sua cultura e qual o perfil do board”, afirma Guilherme.

A RH Mattos é uma empresa com experiência no mercado e vocação para compreender a cultura das organizações e solucionar demandas de Recursos Humanos com precisão e assertividade. É especialista na contratação de cargos para alta administração.




21 visualizações0 comentário