Quais são as etapas dos Processos de Recrutamento e Seleção na RH Mattos

Atualizado: Set 6

Saiba passo a passo como acontece a gestão do processo desde o momento em que a empresa nos envia a vaga, até o momento em que damos o retorno ao candidato.


Uma Consultoria de Recursos Humanos tem como principal objetivo unir empresas que procuram por profissionais qualificados a pessoas que buscam por uma oportunidade de emprego.

Frequentemente recebemos questionamentos sobre os nossos processos seletivos, como funciona a candidatura, se somos nós que contratamos, quem escolhe os candidatos e o motivo das candidaturas serem pelo site e não por e-mail.

Pensando nisso, resolvemos transparecer a forma como trabalhamos e detalhar o passo a passo desde o momento que recebemos a vaga da empresa-cliente.

Como recebemos as vagas

Recebemos a solicitação da empresa contratante (nosso cliente). Ela nos informa para qual cargo está necessitando um profissional, quais requisitos e habilidades são necessárias para desempenhar a atividade e cultura organizacional. Além disso, nos repassa o salário e os benefícios oferecidos por ela.

Sobre a divulgação das vagas

Após recebermos todos os dados da empresa, nós iniciamos a inserção da vaga em nosso sistemas de vaga, que ficará disponível para candidaturas pelo site. Todas as nossas vagas são atualizadas diariamente e podem ser acessadas diretamente no site www.rhmattos.com.br/vagas

Em seguida as vagas serão divulgadas em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Google+) e em outros canais como Infojobs, Jooble, etc.

Na maioria das divulgações não estará disponível o nome da empresa, pois em geral, elas nos pedem sigilo. Mas existem casos como o processo seletivo da GM de Gravataí, que nos autoriza a publicação de seu nome.

Como funciona a candidatura na vaga

Ao se interessar pela vaga, o candidato deve efetuar a candidatura diretamente em nosso site. Para isso, é necessário possuir um cadastro contendo seu currículo e dados pessoais, realizado seguindo o passo a passo abaixo:

  • Entre no site www.rhmattos.com.br ;

  • Clique no botão "CADASTRE SEU CURRÍCULO AQUI";

  • Crie uma conta usando LinkedIn ou cadastrando um e-mail e senha;

  • Edite seu Currículo conforme instruções da tela;

  • Preencha os dados obrigatórios (com asterisco);

  • Após realizar o cadastro, para anexar seu currículo você deve entrar no menu "Editar Currículo" e em "Anexar Currículo".

Pronto, agora o cadastro está preparado para o candidato efetivar a candidatura nas vagas que tiver interesse.

Além disso, após realizar o cadastro, o currículo do candidato fica armazenado em nosso banco de dados e podemos encontrar com facilidade para outras oportunidades em que o candidato tenha requisitos. Sempre que identificarmos vagas compatíveis com o perfil, entraremos em contato com o candidato, para verificar seu interesse no processo seletivo.


Por que a RH Mattos não recebe currículo por e-mail ou WhatsApp?

Não recebemos candidatura por e-mail por alguns motivos:

  1. Recebemos centenas de e-mails diariamente e isso faz com que muitos se percam no caminho. Com frequência os e-mails contendo currículo anexo vão diretamente para o lixo eletrônico (spam) ou simplesmente não chegam por limitação de tamanho de arquivo, pois o currículo é muito grande (ultrapassando os 5 MB, principalmente quando possui foto).

  2. A pesquisa por candidatos dentro do e-mail se torna inviável. Nós não conseguimos fazer uma busca eficaz no e-mail, pois as informações do candidato estão em um arquivo anexo e o Outlook não localiza quando buscamos o cargo e a cidade da pessoa, por exemplo. A mesma coisa acontece com os currículos recebidos por WhatsApp.

  3. Tanto os e-mails quanto as mensagens de WhatsApp são deletadas com frequência, pois temos limite de armazenamento.

  4. Em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta todos os tipos de recebimento, tratamento e armazenamento de dados de pessoas e empresas. Quando solicitamos e recebemos documentos contendo informações pessoais e sensíveis, somos responsáveis com o que faremos com estes dados. Assim, quando recebemos um currículo, ele precisa estar em um ambiente seguro, onde sabemos quem verá este arquivo e o que fará com ele. Nossa forma de manter os dados de nossos candidatos em segurança, é solicitando que faça o cadastro no site, pois lá é um ambiente seguro.

  5. O cadastro pode ser atualizado sempre que o candidato quiser. [Não é prático?!]

Como acontece a seleção de candidatos

Quando a vaga é publicada em nosso site, nós ficamos atentos às candidaturas que começam a chegar no sistema. Neste momento começa a fase que chamamos de triagem, que é a verificação de todos os currículos recebidos e selecionamos os que realmente possuem os requisitos solicitados e estão dentro do perfil da vaga.

Além disso, realizamos uma busca minuciosa em nosso banco de talentos. Sabemos que muitos candidatos não olham nosso site e redes sociais todos os dias, então entramos em contato com algumas pessoas. Mas neste caso, como a busca é mais refinada, somente os candidatos com currículos atualizados e com alto potencial são contatados, mesmo que não tenham efetuado candidatura.

Após a triagem, reduzimos bastante o número de candidatos e iniciamos as entrevistas. A entrevista inicial é realizada pela nossa equipe de recrutadores por vídeo-chamada (por conta da pandemia, não estamos recebendo os candidatos presencialmente). Essa etapa é importante para conhecermos o candidato, sua trajetória profissional e entendermos suas expectativas.


Algumas oportunidades exigem testes psicológicos, cognitivos, intelectuais e físicos, dependendo do ramo de atuação e atividades que serão desempenhadas pelo profissional. Essas etapas não são regra, elas acontecem somente quando necessário.

Em seguida, selecionamos os candidatos que estavam dentro dos critérios solicitados pela empresa e que se saíram melhor na entrevista (e nos testes, quando realizados). Estes são encaminhados para entrevista com a empresa.

Por fim, a empresa nos sinaliza qual ou quais candidatos estão aptos e segue para contratação deles. É importante frisar que a decisão final é sempre da empresa, nós da RH Mattos somos responsáveis até o momento da seleção dos candidatos finalistas, mas nunca somos nós que escolhemos o(s) contratado(s).

Os processos seletivos podem ter mais etapas, dependendo da cultura da empresa contratante, mas em geral, estas são as mais frequentes. E, independente do tipo de contratação (Efetivo, Temporário ou Estágio), todos passam por essas fases.

Por que alguns processos demoram a terminar?

Muitas vezes somos questionados sobre algum processo seletivo que está demorando a terminar. Isso acontece, em geral, quando são seleções de profissionais para Multinacionais e/ou Indústrias, onde os processos possuem mais etapas que o de costume.

Além disso, por serem mais rigorosos, nós da RH Mattos precisamos apresentar relatórios mais detalhados de cada fase e necessitamos que a empresa nos libere para realizar as próximas etapas, fazendo com que o andamento seja mais lento que o normal.

Como informamos o andamento dos processos seletivos

O candidato sempre será avisado quando passar para a próxima fase do processo seletivo. Essa informação poderá ser realizada por e-mail, SMS, telefone ou WhatsApp. Portanto, mantenha sempre seus contatos atualizados no sistema.

Quando o candidato é selecionado, avisamos imediatamente por telefone. Já os candidatos que não passarem em alguma etapa, estes serão avisamos por e-mail sobre o encerramento do processo seletivo.

Porém, nem sempre conseguimos dar um feedback de forma individual e detalhada. E sentimos muito por isso. Quando temos processos seletivos para vagas operacionais e com volume expressivo de candidaturas, com frequência ultrapassando os 3 mil candidatos aplicados, se torna impossível dar retorno a todos.

Importante dizer que quando um candidato não é selecionado para a vaga, isso não significa que lhe falte qualidades. Muitas vezes ele possui a maioria dos requisitos, qualificações e foi bem na entrevista, mas a negativa do processo seletivo pode acontecer por outros fatores, como por exemplo sua instabilidade nos empregos anteriores ou o seu deslocamento até a empresa, pois nem sempre existem linhas de ônibus para o local de trabalho.

Estamos sempre em constante avaliação e melhoria de nossos processos, lamentamos não conseguirmos retornar a todas as pessoas que se candidatam conosco, mas sempre que possível, realizamos o feedback.

Agora que você já conhece todo nosso processo seletivo, clique aqui e veja as vagas disponíveis no momento. E lembre-se sempre de manter o seu cadastro atualizado. Boa sorte!

267 visualizações0 comentário